Filosofia da Lucidez
Letra

O Inverno e a Compaixão

Passei bastante tempo discutindo com ateus sobre a existência de Deus. Não foram debates de palco. Foram conversas longas, dessas que começam numa provocação e terminam horas depois sem vencedor. A primeira coisa que aprendi nelas, como cristão, foi algo que muitos de nós preferiríamos não admitir: existem bons argumentos dos dois lados.

Não digo isso por cortesia. Digo porque é verdade, e porque fingir o contrário é uma forma de desonestidade que o outro lado percebe na hora. Há argumentos sérios a favor de Deus e há argumentos sérios contra. Entre os que pesam contra, um costuma ser apontado como o mais forte de todos: o problema do mal.

A pergunta é antiga e simples. Se existe um Deus bom e poderoso, por que o mundo sofre tanto?

✦

É aqui que acontece a grande divisão. O cristão olha o sofrimento e entende que ele é, ou pode ser, de alguma forma necessário. Não sabe explicar o porquê, mas confia que haverá uma resolução, nesta vida ou em outra. E é bom ser franco: o cristianismo aposta mais na outra vida do que nesta.

O ateu, ou o agnóstico, olha o mesmo sofrimento e vê outra coisa. Vê nele uma evidência de que talvez a dor do mundo seja incompatível com um Deus bom. Prefere encerrar a questão ali a supor que um pós-vida feche a conta. Para ele, essa suposição tem cheiro de ingenuidade, uma promessa conveniente demais para ser levada a sério.

Os dois olham para a mesma coisa e saem com conclusões opostas.

✦

Nos meus livros, não tento resolver isso por ninguém. O que faço é mostrar o que existe. Mostro casos que de fato aconteceram e estudos feitos por cientistas, coisas que não exigem imaginação fértil para deixar espaço para Deus. Mostro também que, pelo que a ciência já sabe, é razoável pensar que a consciência sobreviva ao corpo.

E paro aí. A conclusão precisa sair de quem lê, pelas próprias vias. Uma conclusão que não nasce da pessoa não é uma decisão dela; é só uma opinião emprestada.

Mas eu tenho as minhas, e uma delas nasceu justamente dessas conversas.

✦

Acredito que haja um porquê por trás do sofrimento, mesmo daquele que não conseguimos entender de forma alguma. E foi pensando nisso que me ocorreu uma coisa sobre o ateu.

Pense no ateu que realmente sente a injustiça do mundo. Não falo do que usa o sofrimento como munição de debate. Falo do que sente na alma a dor de quem sofre. Ele não consegue ver uma criança doente, uma família destruída ou um inocente punido e simplesmente seguir em frente. Ele se revolta.

Talvez esse homem não esteja fugindo do propósito de Deus. Talvez esteja dentro dele.

Se o mundo foi feito difícil por algum motivo, um dos motivos possíveis é exatamente este: despertar compaixão. A revolta contra o sofrimento alheio é uma das expressões mais puras de empatia que existem. O ateu que diz “um Deus bom não permitiria isso” está, sem perceber, afirmando que conhece o bem e que o bem importa. Está usando contra Deus uma régua que, se Deus existe, foi Ele quem colocou ali.

Talvez falte a ele só compreender isso. E talvez essa compreensão não venha mesmo, e não por acaso.

✦

Se Deus existe, e se a falta de compreensão persiste há tanto tempo e para tanta gente, parece mais lógico imaginar que ela seja deliberada. Talvez não tenhamos sido feitos para entender tudo agora.

Talvez a vida seja uma espécie de prova, uma fase que precisamos atravessar para forjar o caráter, a compreensão e a própria humanidade. Ou talvez seja uma preparação. Quando nos for dada uma vida realmente boa e justa, saberemos valorizar o que tivermos diante de nós.

Afinal, ninguém conhece o valor da justiça sem ter visto com os próprios olhos o estrago que a injustiça faz. E ninguém sabe o que vale uma noite quente e agradável de verão sem ter esperado por longas noites frias de inverno.

✦

Preciso ser honesto sobre o limite dessa ideia, porque um cético atento vai encontrá-lo. O inverno explica o sofrimento que ensina alguma coisa a alguém. Não explica tão bem o sofrimento que não parece formar ninguém: o bebê que morre antes de entender qualquer coisa, a dor que passa sem testemunha. Para esse sofrimento, não tenho resposta pronta. Tenho só a confiança de que, se a consciência continua, a história de ninguém termina onde a vemos terminar.

Isso não fecha a conta. Mas muda o que está em jogo.

✦

Por isso, quando encontro um ateu indignado com o sofrimento do mundo, não vejo um adversário. Vejo alguém que leva o sofrimento a sério, às vezes mais a sério do que muitos de nós que cremos. E se eu estiver certo, essa indignação não é o fim do caminho dele. Pode ser a parte mais importante dele.